Sem categoria

CONTROLE DA MOVIMENTAÇÃO DE FUMAÇA EM HOSPITAIS

Em 29 de outubro de 2019, na Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo – AHESP,  tive a satisfação de apresentar palestra a respeito de sistema de controle da movimentação da fumaça em edificações, onde abordei os maiores riscos e dificuldades na gestão de sistemas de proteção contra incêndio.

O catastrófico e caótico abandono naquele evento do Hospital Badim, no Rio de Janeiro, ocorrido em 12 de setembro de 2019, resultou na morte de 19 pessoas e, portanto, procurei transmitir conhecimentos básicos a respeito da solução mais adequada para tais edificações hospitalares, ou seja: sistema de controle da movimentação da fumaça.

PALESTRA_CONTROLE_FUMAÇA_HOSPITAIS_2019.

Infelizmente, o sistema de controle da movimentação da fumaça ainda continua sendo aprovado pelos Corpos de Bombeiros, de maneira equivocada e com projetos legais pobres.

Esclareci na oportunidade que projetos complexos, tais como o sistema de controle da movimentação da fumaça, devem ser sempre elaborados por especialistas, com base na análise de riscos e não somente com base nas fracas legislações estaduais.

Outro aspecto que enfatizei foi a necessidade da elaboração de projetos executivos antes da elaboração de projetos legais, bem como a exigência de utilização de PRODUTOS CERTIFICADOS, além do COMISSIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES POR TERCEIRA PARTE.

Alerta importante foi transmitida aos presentes para que adotem cuidado especial com relação a contratação de seguros, uma vez que a utilização de PRODUTOS NÃO CERTIFICADOS, pode levar ao não pagamento de indenizações, uma vez que PRODUTOS NÃO CERTIFICADOS descumprem o que está estabelecido nos Decretos dos Corpos de Bombeiros, nas normas da ABNT, critérios do INMETRO e Código de Defesa do Consumidor.

Quando se utiliza produtos certificados, existe uma série de testes e avaliações exigidas pelo fornecedor desses produtos certificados, para que se garanta que o produto continue atendendo aos rigores das normas da ABNT, além da exigência de se consolidar tais testes em documentos específicos.

Não confiem somente no AVCB !

O AVCB nunca foi ou será indicativo de segurança contra incêndio ou de qualidade e atendimento de normas nacionais ou internacionais.

Fique atento !

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário