PROMOÇÃO DE INCÊNDIO GRÁTIS NO ATACADÃO
PROMOÇÃO DE INCÊNDIO GRÁTIS NO ATACADÃO
Mais uma vez as empresas nacionais mostrando seu total desprezo para a gestão da “Segurança contra incêndio”.
Incêndio atingiu em, 13/09/2020, o estoque de álcool do Supermercado Atacadão, da Avenida Duque de Caxias, próximo ao Aeroporto de Campo Grande/MS.
Imagens mostram, possivelmente, funcionários do ATACADÃO, tentando apagar um incêndio, que poderia ter sido apagado com extintor ou com sistema de hidrantes.
Não existe justificativa para as cenas de verdadeiro pastelão. São cenas tristes de ações atabalhoadas de funcionários perdidos nas tentativas vãs de combate ao incêndio, demonstrando no mínimo, tudo que não deve ser parte da gestão de segurança contra incêndio:
1-falta de treinamento de brigadistas, se é que existiam brigadistas naquela unidade;
2-falta de conhecimento da operação com mangueiras e esguichos reguláveis, para o combate a incêndio;
3-Falta de manutenção e testes constantes com a rede de hidrantes, uma vez que a pressão no esguicho regulável, na hora da tentativa desastrada de combate, não existia;
4-Não atendimento de normas de manutenção e testes de redes de hidrantes e não atendimento de norma de Brigada de incêndio.
A justificativa de que se trata de problemas gerados pela “Pandemia” não pode ser alegada pelos supermercadistas, que nunca deixaram de faturar.
Esse é o retrato fiel de tudo que vejo nas empresas em qualquer canto desse Brasil.
Deplorável !! Sem contar a falta de sistema de sprinklers que seria comum nesse tipo de empreendimento (Risco C-2), cuja área de compartimentação máxima, conforme legislação local é de 5.000m2.
Aproveitem a promoção mas oriento que levem máscaras autônomas de pressão positiva. Outras máscaras não são necessárias !